Otimizando o XP..
Menu Iniciar: Para deixar o menu iniciar mais rápido entre no registro ( iniciar>executar>digite “regedit” sem aspas ), selecione a chave HKEY-CURRENT-USER\ControlPanel\Desktop\MenuShowDelay e selecione um valor entre 0 e 400. O padrão do Windows é 400 e quanto menor o valor, mais rápido o menu iniciar aparecerá.
“sfc /purgecache” . Assim todos os arquivos serão eliminados. Caso haja necessidade de restaurar um arquivo de sistema futuramente o Windows pedirá o CD de instalação.
HKEY-LOCAL-MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\RemoteComputer\NameSpace e procure a chave ClassidKey {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e delete-a.
Retirando recursos visuais para um melhor desempenho: Bem, o XP já vem como padrão com quase todos os recursos visuais ativados. Caso queira um melhor desempenho e queira abrir mão de alguns efeitos deste sistema clique com o botão direito em “Meu Computador”, clique em “propriedades”, selecione a aba “avançado” , marque a caixa “configurações” em “desempenho” e faça as mudanças a seu gosto. O XP tem uma opção default para melhorar o desempenho em detrimento de efeitos visuais.( ajustar para obter um melhor desempenho ). Caso queira fazer personalizado, clique em “personalizar” e marque as caixas de sua preferência.
Caso isso aconteça com a sua máquina, estabeleça um endereço IP 192.168.0.1 e uma máscara de rede 255.255.255.0 para a sua placa de rede.
Localizar computadores na rede mais rapidamente: Por padrão o XP, ao procurar micros na rede, verifica se existem tarefas agendadas entre estes. Isto faz com que a procura por máquinas na rede fique mais lenta. Para desabilitar este recurso será necessário editar o registro:
HKEY-LOCAL-MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\RemoteComputer\NameSpace. Apague a chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}
Para a maioria dos “mortais” com quantidades de memória como 128MB ou 256MB, é necessário o uso da memória virtual pois fatalmente o Windows vai utiliza-la. Sistemas como o Linux fazem o gerenciamento da memória virtual numa partição separada do sistema, propria para isso, com um sistema de arquivos dedicado. Isso não existe no Windows, mas podemos fazer algo, pelo menos vagamente parecido, alocando o arquivos de memória virtual ( pagefile.sys ) numa partição dedicada.
Podemos unir o útil ao agradável, fazendo uma partição somente para o uso da memória virtual.Como o desempenho do Disco Rígido é superior nos primeiros MB e ao mesmo tempo estes são mais suscetíveis a falhas do que outros setores do disco podemos alocar a memória virtual ali. Quando o Windows necessitar usar a memória virtual, esta terá um desempenho ótimo, até porque não haverá muita fragmentação do arquivo. E por outro lado, caso o disco rígido comece a ter problemas físicos, em tese esta partição será a primeira a ser afetada. Como a memória virtual pode ter a sua localização alterada, poderemos então isolar esta partição e passar a memória virtual para um setor sadio do HD.
Para fazer isto primeiramente é necessário criar uma partição. Isto pode ser feito através de programas como o Partition Magic ou Disk Drake do Mandrake. Pode ser em FAT32 ou FAT. Depois aloque a memória virtual nesta partição usando o mesmo caminho que especifiquei anteriormente para desabilitá-la. Sendo que neste caso terá que se clicar em tamanho personalizado. Especifique o tamanho, que deverá ser quase do mesmo tamanho da partição e clique em definir.
Lembre-se de que o tamanho do arquivo de memória virtual deverá ser suficiente para que o sistema possa rodar todos os aplicativos sem problemas de falta de memória. Não existe uma “fórmula matemática” ou “regras” para determinar o tamanho da memória virtual. Alguns usuarios falam em colocar a o tamanho da memória virtual multiplicando por 1.5x ou 2.5x do tamanho da memória física. Isso não adiantará em nada caso seu uso seja no máximo de 30MB além da memória física de digamos, uns 128MB ou use 500MB além da memória física de 256MB por exemplo. O tamanho da memória virtual vai depender única e exclusivamente de seu uso. Caso tenha dúvidas, deixe-a no padrão do Windows , o deixando gerenciar automaticamente. Ou então, deixe a memória virtual na mesma partição de sistema e mude o tamanho do arquivo pagefile.sys até chegar num ponto onde possa encontrar estabilidade. Caso falte memória virtual , você receberá avisos de “falta de memória”, poderá haver travamentos ou programas que não carregam.
Alocador Remote Procedure Call ( RPC ) – Chamada de procedimento remoto. Serve para que um aplicativo possa ser chamado remotamente, tipicamente usados em administrações remotas. Se não usa este serviço, desabilite. ATENÇÃO: NÃO CONFUNDA este com o serviço de CHAMADA DE PROCEDIMENTO REMOTO. Este serviço NÃO deve ser desabilitado em hipotese nenhuma, sob pena de ter o seu sistema completamente avariado. Se tiver dúvida não desabilite nem um nem outro até ter PLENA certeza do que está fazendo.
Acesso a Dispositivos de Interface Humana – dispositivos especiais de entrada
Agendador de Tarefas - Se você é do tipo de usuário que gosta de fazer tudo na mão, sem tarefas agendadas, pode deixar esta opção desabilitada.
Ajuda e Suporte - É a ajuda avançada do Windows .
Área de Armazenamento – Outro serviço que pode se deixar desabilitado caso o micro não esteja em rede. Serve para compartilhar informações com micros remotos.
Armazenamento Removível – Suporte para Zip Drives ou semelhantes.
Atualizações Automáticas - É o serviço de atualizações automáticas do Windows. Se você prefere fazer o download das atualizações manualmente, sem o uso do assistente, pode desabilitar esta opção. Lembro que este serviço desabilita o download automático de atualizações, mas o Windows Update continua ativo. Poderá se fazer as atualizações do Windows Update tranquilamente clicando-se no ícone dele que fica na área de trabalho ou no menu iniciar.
Cartão Inteligente - Para usar Smart Cards
Compartilhamento Remoto da Área de Trabalho do NetMeeting – Este é um serviço que deve ser desabilitado a favor da segurança. Serve para que uma máquina remota possa ver e compartilhar seus arquivos através do NetMeeting. Caso não use este recurso deixe-o desabilitado.
Carregar Gerenciador - Gerenciamento de transferência de arquivos entre estações de trabalho. Este serviço deve ser habilitado caso a máquina faça parte de uma rede.
Configuração Zero Sem Fio - Se não utiliza equipamentos Wireless, pode se desabilitar esta opção.
Erro ao Infornar Serviço - Como o próprio nome diz, informa erros de aplicativos e serviços.
Firewall de Conexão a Internet – É o firewall que vem no Windows. Se não usa este serviço, pode deixar desabilitado.
Gerenciador de Conexão de Acesso Remoto Automático – Mais uma opção para acesso a máquina através de um micro remoto.
Gerenciador de Sessão de Ajuda de Área de Trabalho Remoto – Recurso para acessar a área de trabalho remotamente. Caso não use. Deixe a desabilitada.
Horário do Windows – O XP tem um recurso de ajuste do relógio através de um servidor. Tendo uma conexão a internet, ele tentará ajustar o relógio automaticamente caso esta opção esteja habilitada. Se você acha este recurso “dispensável” e prefere ajustar o relógio do Windows manualmente, deixe esta opção desabilitada.
Localizador de Computadores - Mais um serviço util para quem tem a máquina em rede.
Mensageiro – Para quem não tem um micro em rede, ou até mesmo para uma estação de trabalho que não use, este serviço pode se tornar um verdadeiro tormento, pois existem várias empresas que se utilizam deste serviço para mandar propagandas.
Registro Remoto – Outra opção que deve ser deixada desabilitada por motivos de segurança, caso não seja usada. Possibilita o manuseio remoto do registro do Windows.
Roteamento e Acesso Remoto – Mais uma opção que deve se deixar desabilitada por motivos de segurança caso o micro não esteja em rede.
Serviço de Descoberta SSDP – Quem não tem um micro em rede pode desabilitar este serviço.
Serviço de Indexação – Mais um serviço util para quem tem micro em rede. Para Desktops a habilitação deste serviço somente diminui o desempenho.
Servidor – Outro serviço que deve ser desabilitado caso o micro não esteja em rede.
Sistema de Alimentação Ininterrupta – Quem tem no-break deve deixar esta opção habilitada. Já quem não tem pode desabilitar tranquilamente.
Telnet – Habilita o acesso a Telnet. Deixe-a desabilitada, por motivos de segurança.
Logicamente a habilitação ou não dos serviços do Windows XP dependerá muito do gosto do usuário, se o micro está ou não em rede e dos serviços, programas e periféricos a serem utilizados na máquina. Graças a isso, o usuário deverá verificar se o serviço que está desabilitando realmente é desnecessário. Maiores informações podem ser extraidas na ajuda do Windows.
Mudanças não aconselhadas
Existem algumas mudanças que, sendo feitas, poupam um bom espaço no HD e podem melhorar ainda mais o desempenho, mas em compensação os efeitos “colaterais” podem ser desagradáveis.:
Desativando a Restauração do Sistema: A Restauração do Sistema talvez tenha sido um dos melhores recursos que a Microsoft incluiu no XP. Neste sistema ela realmente funciona, ao contrário da restauração incluida no Windows ME. Mas existe um preço a se pagar devido a isso. O preço é a diminuição do espaço no HD. Quando a Restauração do sistema está ativada, é criada no disco rígido uma pasta chamada System Volume Information e esta pasta acaba ocupando um espaço muito grande no HD. Para acabar com este volume, clique em iniciar>configurações>painel de controle>sistema, clique na aba Restauração de Sistema. Marque a opção para desativar a restauração de sistema em todas as unidades. Lembre-se que se por acaso o sistema sofrer algum crash, não poderá reverter a alguma data antes do desastre se a Restauração de Sistema estiver desabilitada, sendo assim, esta modificação não é recomendada.
O Windows XP é um sistema com muitos recursos. Muitos deles não são utilizados pela grande maioria dos usuários e existem outros recursos que até mesmo administradores de sistema desconhecem. Para destrinchar isso tudo seria necessário estudar a fundo o sistema. A grande maioria dos procedimentos descritos acima ajudarão a melhorar o desempenho de algumas máquinas. É lógico que estes procedimentos não vão fazer com que sua máquina se transforme num avião. São ações que melhoram o rendimento mas não fazem milagres. O mais importante de tudo é ter um hardware compatível e adequado para o Windows XP. O resto são apenas ajustes. O mais importante é lembrar que um sistema bem ajustado poderá dar bons frutos no trabalho e lazer em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário